quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Projeto do 3° Ano Belezas de Floriano Peixoto




Escola Estadual de Ensino Médio Campos Sales







Belezas de Floriano Peixoto




Relatório de pesquisa do projeto
exigido para Conclusão do
Ensino Médio da E. E. E. M. Campos Sales.
Orientadora: Cleusa Mattana










Floriano Peixoto 2013





Escola Estadual de Ensino Médio Campos Sales





BELEZAS DE FLORIANO PEIXOTO


CristieliKotris
Elaine Kaczanowski
Fernanda Fátima Ferron
JoselainePomiechinski














Floriano Peixoto 2013




Dedicatória
Dedicamos este trabalho aos nossos pais, amigos, professores e demais pessoas que colaboraram conosco, fazendo com que fosse possível a concretização deste.




Agradecimentos
Agradecemos a todas as pessoas que estiveram do nosso lado, no decorrer deste ano, e que contribuíram para que este trabalho fosse concluído.
Agradecemos em especial aos pais por toda paciência.
Agradecemos muito, aos nossos colegas e amigos que estão do nosso lado todos esses anos. E em especial aos que colaboraram conosco com algumas fotos.
Agradecemos também, a todos os professores da família Campos Sales, pelo apoio e dedicação nesta etapa de nossas vidas. Por toda a paciência que tiveram e pela preocupação que demonstraram.



Epígrafe

Cuide bem da natureza


Hoje acordei cedo, contemplei mais uma vez a natureza.
A chuva fina chegava de mansinho.

O encanto e aroma matinal traziam um ar de reflexão.
Enquanto isso, o meio ambiente pedia socorro.
Era o homem construindo e destruindo a sua casa.
Poluição, fome e desperdício deixam o mundo frágil e degradado.
Dias mais quentes aquecem o “planeta água”.
Tenha um instante com a paz e a harmonia.
Reflita e preserve para uma consciência coletiva.
Ainda há tempo, cuide bem da natureza.



OBJETIVOS

Objetivo Geral
Ter maior conhecimento das belezas naturais existentes no município. Convidar a comunidade à observar, com mais frequência, essas belezas. Mostrar paisagens ainda desconhecidas, através de calendários e blog com imagens de Floriano Peixoto, levando ao conhecimento da população florianense e região as paisagens que foram fotografadas no município.

Objetivos Específicos
  • Identificar o significado das palavras paisagem e natureza;
  • Mostrar a transformação das paisagens;
  • Descobrir a definição das paisagens natural, geográfica, rural, urbana, humanizada, cultural, transformada e preservada;
  • Conhecer os tipos de vegetação, relevo, fauna e flora que compõe a paisagem do município de Floriano Peixoto;
  • Identificar a área ocupada e a área preservada.



Justificativa
Achamos o município de Floriano Peixoto muito bonito, então, pensamos no tema “paisagens” para mostrar as suas belezas. Buscamos conceituar e conhecer as paisagens geográficas, naturais, preservadas, humanizada, cultural, transformadas, rurais e urbanas. Entender o quanto as mudanças climáticas podem alterar essas paisagens, bem como a ação do homem pode interferir nessas alterações.



1 Introdução

No município de Floriano Peixoto existem muitas belezas naturais, mas ao logo do tempo o espaço geográfico foi sofrendo modificações com o surgimento da agricultura.
Pretendemos mostrar essas belezas naturais onde ainda não houve ação do homem, e as paisagens humanizadas onde ocorreu a ação do homem. Mostraremos também que incide sobre a paisagem a diversidade do solo e das plantas.



2 O que é paisagem?
Segundo a Enciclopédia Barsa :
1 Paisagem é a extensão de território que se abrange de um só lance de vista e que se considera pelo seu valor artístico e pitoresco.
2 Representação ou descrição do campo ou de lugares campestres.
3 Tela que reproduz um exterior inspirado na natureza, que pode ser fiel ao natural ou recriado idealmente segundo uma visão bucólica (é uma visão bonita, maravilhosa), pitoresca, ideal ou romântica.
4 Aspecto, vista. Paisagem Protegida: Categoria de proteção estabelecida por lei sobre conservação dos espaços naturais e da flora e fauna silvestres.
5 A paisagem é um território de dimensões variáveis, que surge como unidade orgânica caracterizada pelo seus elementos (terra, água, ar), biológicos (solos, plantas, animais) e antrópicos (indústrias, casas, infraestruturas), que se encontram estreitamente relacionados entre si. O ser humano intervém ativamente neste sistema, quer através da sua presença física sobre o território, quer através das suas atividades.

O dicionário Aulete Digital conceitua a palavra paisagem da seguinte maneira:
1 Espaço que pode ser alcançado pelo olhar;
2 Conjunto de elementos naturais ou artificiais de um espaço exterior, observados de determinado lugar;
3 Tipo, característica de um espaço geográfico (paisagem montanhosa/litorânea);
4 Pintura, desenho, fotografia etc. que mostra paisagem;
5 Pint. Gênero de pintura que tem por objeto a representação do campo ou de lugares campestres;



3 Tipos de paisagens


A paisagem é um resultado material de todos os processos, naturais e humanizados, de determinado local. Temos dois tipos de paisagem: natural e humanizada.
3.1 A paisagem natural é aquilo que vem de origem da natureza, sem interferência da mão humana, como a vegetação e formações geológicas.
3.2 A paisagem humanizada é aquela que sofreu transformações em resultado da intervenção humana. São exemplos de ambiente construído as obras de arquitetura e de paisagismo.
Essas duas paisagens tem outras subdivisões.
A paisagem natural divide-se em paisagem geográfica e paisagem preservada.
A paisagem humanizada divide-se em paisagem rural, paisagem cultual, paisagem transformada e paisagem urbana.
4 Definição dessas paisagens
4.1 Paisagem geográfica
Segundo Click Escolar: “Paisagem geográfica é uma parte visível do espaço geográfico, sejam eles aspectos naturais, ou culturais. Na prática, ela se constitui de uma parte da Terra que, estudada tanto do ponto de vista físico quanto do humano, apresenta características próprias.  Os aspectos físicos de uma paisagem geográfica são denominados paisagem natural (clima, vegetação, relevo, hidrografia, solo etc.)”.
4.2 Paisagem preservada ou protegida
É uma categoria de proteção estabelecida por lei sobre conservação dos espaços naturais da flora e da fauna silvestres.
As paisagens naturais ou mesmo as que sofreram pequenas intervenções humanas precisam ser preservadas pois muitas espécies vegetais e animais estão em extinção, algumas são fontes de pesquisas científicas, outras são empregadas pela medicina para cura de doenças.
4.3 Paisagem rural
A paisagem rural associa-se as atividade agropecuária, tais como: Plantações de alimentos e criação de animais.
No município de Floriano Peixoto são cultivados: o milho, trigo, feijão, soja, videira, erva mate, hortaliças, entre outros; e também são criados o gado para a produção leiteira e para o consumo humano, suínos e aves, também para o consumo humano.  
4.4 Paisagem urbana
A Paisagem Urbana reinventa a organização perfeita, espaços agradáveis para viver que se revela no estudo, na adaptação, na coerência e na estética dos espaços públicos. A Paisagem Urbana oferece uma vasta gama de produtos de iluminação e de mobiliário urbano multiplicados pelas suas complementaridades, permitem dispor de numerosas soluções coerentes e harmoniosas.
A área urbana de Floriano Peixoto é constituída de prédios públicos, comerciais e residenciais.
4.5 Paisagem Cultural
São paisagens que ao longo do tempo tiveram alterações feitas pelo ser humano. 
4.6 Paisagem Transformada
São modificações que ocorrem ao longo do tempo, como construção e demolição de prédios, mudança do traçado de ruas, implantação de fábricas, entre outros.


5 O que é natureza?
Segundo a Wikipédia: “A palavra natureza provém da palavra latina natura, que significa "qualidade essencial, disposição inata, o curso das coisas e o próprio universo". Natura é a tradução para o latim da palavra gregaphysis, que em seu significado original fazia referência à forma inata que crescem espontaneamente plantas e animais. O conceito de natureza como um todo — o universo físico — é um conceito mais recente que adquiriu um uso cada vez mais amplo com o desenvolvimento do método científico- moderno nos últimos séculos.

Segundo Google Sites: A natureza é tudo aquilo que tem característica fundamental ao fato de ser natural, ou seja, envolvendo todo o ambiente existente que não teve intervenção antrópica.

De acordo com o minidicionário Aurélio natureza é:

1. Todos os seres que constituem o universo.

2. Força ativa que estabeleceu e conserva a ordem natural de tudo quanto existe.

3. Temperamento do indivíduo.

4. Espécie, qualidade.




6 Mudanças climáticas e o que elas causam nas paisagens
As mudanças climáticas são alterações que ocorrem no clima geral do planeta Terra. Estas alterações são verificadas através de registros científicos nos valores médios ou desvios da média, apurados durante o passar dos anos.
6.1 Fatores geradores
As mudanças climáticas são produzidas em diferentes escalas de tempo em um ou vários fatores meteorológicos como, por exemplo: temperaturas máximas e mínimas, índices pluviométricos (chuvas), temperaturas dos oceanos, nebulosidade, umidade relativa do ar, etc. As mudanças climáticas são provocadas por fenômenos naturais ou por ações dos seres humanos. Neste último caso, as mudanças climáticas têm sido provocadas a partir da Revolução Industrial (século XVIII), momento em que aumentou significativamente a poluição do ar.6.2 Consequências
Atualmente as mudanças climáticas têm sido alvo de diversas discussões e pesquisas científicas. Os climatologistas verificaram que, nas últimas décadas, ocorreu um significativo aumento da temperatura mundial, fenômeno conhecido como aquecimento global. Este fenômeno, gerado pelo aumento da poluição do ar, tem provocado o derretimento de gelo das calotas polares e o aumento no nível de água dos oceanos. O processo de desertificação também tem aumentado nas últimas décadas em função das mudanças climáticas.
7 Transformação das paisagens
O grau mais alto de transformação da paisagem ocorre na cidade, onde esta é quase absoluta. Já as paisagens rurais são qualificadas pelos usos agrícolas, pecuários e florestais do território, assim como outros fatores de caráter econômico (estradas, ferrovias, minas e indústrias).
Segundo Brasil Escola: “Tudo o que está ao nosso redor advém da natureza. Ela é a condição fundamental para a sobrevivência humana, desde seu estágio natural até a sua transformação executada pela ação humana, a chamada segunda natureza.
Todas as modificações ocorridas na natureza são realizadas a partir do trabalho humano, criando assim relações de interdependência social: homem x homem e homem x natureza.
As relações sociais confrontam a convivência humana, pois o homem, como um ser social, necessita do outro, porque na sociedade cada indivíduo cumpre uma função, por mais simples que ela seja.
Já a relação homem-natureza é realizada em razão da dependência humana dos recursos que a natureza oferece, para que, com a força de trabalho, a primeira natureza seja transformada em segunda.
A interferência do homem na natureza é indispensável para a continuidade do funcionamento da sociedade, mas por outro lado é preciso lembrar que a natureza e seus recursos são esgotáveis e que ela necessita de respeito e cuidados especiais. Por vezes percebemos que o homem esquece que faz parte da natureza.”
A partir disso, questiona-se como conciliar duas posições antagônicas tão importantes: a necessidade de preservação da mata nativa e a necessidade de ampliar as áreas agrícolas.


8 Floriano Peixoto: relevo, flora e fauna
O município de Floriano Peixoto possui um relevo bastante acidentado.
Está localizado numa zona temperada, exposto a mudanças de temperatura em qualquer época do ano. No inverno a mínima -2°C (média 8,30°) e máxima 33°C (média 28,4°C).
Os solos do município apresentam fertilidade natural boa, pouco profundo (rasos) com afloramentos de rochas e a presença de pedra na superfície, ocupando paisagens em relevos acentuados.
A flora de determinada região refere-se as formas de vida que cobrem os solos, as estruturas espaciais ou qualquer outra medida específica ou geográfica que possua característica botânica. Ou seja, é o conjunto de plantas de certos locais que se encontram em qualquer área terrestre, desde que nesta localidade haja condições para o seu desenvolvimento.
A área territorial do município de Floriano Peixoto é abrangido pela formação vegetal classificadas segundo o Projeto Ardam Brasil, como sendo Floresta Ombrófila Mista (Floresta de araucária).
A floresta Ombrófila ocorre em áreas de maior altitude, onde as condições ambientais, especialmente as temperaturas mais baixas, são determinadas para diversas espécies. Está formação tem como característica apresentar estrato superior dominado pela Araucária angustifólia (pinheiro-brasileiro), o qual ocorre geralmente em áreas com altitudes acima de 500 metros e os componentes mais comuns da submata são a erva-mate, cedro, canela-Lage-ana, açoita-cavalo, batinga, camboatá-vermelho, guaçatunga e guabiroba, entre outras.
Conforme as condições climáticas foram mudando, nos últimos 11.000 anos, passando de clima frio a seco no Pleistoceno tardio para um clima mais quente e úmido relativo à Era Geológica atual, chamada de Holoceno, o clima atual, com condições úmidas, beneficiou uma paisagem florestal.
Na região de abrangência municipal ocorrem também a predominância de áreas de pousios, capoeiras e mata nativa.
As espécies de porte arbóreas e arbustivas ocorrem hoje próximas a recurso hídricos, em áreas de maior declividade e em áreas abandonadas pelo uso agrícola, aonde esta vem sofrendo processo de regeneração natural.
Estudos realizados pela Usina Hidrelétrica de Machadinho na cobertura vegetal, mais especificamente na área de abrangência da Floresta Ombrófila Mista indicou a ocorrência de 261 espécies distribuídas em 81 famílias botânicas.
A vegetação arbórea do núcleo urbano está restrita a pequenos fragmentos localizados as margens do perímetro urbano, canteiros centrais das principais vias, praças e quintais.
Portanto, as áreas verdes públicas de Floriano Peixoto apresentam-se sob duas formas: áreas planejadas paisagisticamente e remanescentes naturais. Para as áreas verdes planejadas, consideram-se as praças e os canteiros da Avenida Principal, as quais estão sendo vegetadas com árvores, arbustos e plantas floríferas nativas e exóticas.
Em levantamento realizado foi identificada uma diversidade significativa de espécies nativas da região, exóticas e ornamentais distribuídas em toda área urbana, entre elas: Palmeira, Ipê-amarelo, Ipê-roxo, Amora, Primavera, Chorão entre outros.
Nota-se a necessidade de planejamento da arborização urbana na cidade de Floriano Peixoto e da implantação de um projeto paisagístico que valorize a flora local propiciando uma aparência visual melhor à cidade e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida e bem estar à população.
Da área territorial, 73,46% podem ser explorados para atividades agropecuárias e urbanas industriais sem grandes investimentos e práticas conservacionistas, exigindo apenas práticas simples, em função do tipo de solos e das características topográficas locais.
A classe denominada de Conservação Permanente apresenta uma área, de 1,79% do total municipal. São áreas com necessidades de maiores cuidados quanto à implantação de projetos agropecuários, pois necessitam de práticas conservacionistas severas, sendo áreas preferencialmente destinadas às atividades de fruticultura, pastagens e silvicultura com rendimentos permanente.
A terceira classe que inclui as áreas de Proteção Permanente, no município contabiliza um total de 10,13%, são as áreas protegidas pela legislação e que ainda apresentam vegetação arbórea. São as áreas como margens de rios, nascentes, topo de morros e declividades que ainda apresentam vegetação natural.
A última classe encontrada como sendo de Recuperação de Recursos Naturais, e que estão com usos agropecuários e urbanos inadequados, deve passar pelo processo de recuperação para que sejam englobadas na classe de Proteção Permanente (14,60% da área do município encontra-se em situação de uso irregular).
Para o município de Floriano Peixoto, foram classificados 6 classes de uso de terra: agricultura implantada, área urbanizada, lâmina d’água, pastagem/pousio, solo exposto, vegetação arbórea, como pode ser observado na tabela:


Tabela 8.1
Uso de terra


Área (hectare)
Área (%)
Agricultura implantada
2.661,52
15,69
Área urbanizada
36,45
0,21
Lâmina d’água
525,7
3,09
Pastagem
6.008,57
35,42
Solo exposto
3.121,96
18,4
Vegetação arbórea
4.607,5
27,19
Total
16.961,49
100


9 Metodologia

Nosso Projeto consta das seguintes etapas:

  1. Conhecimento das paisagens;

  2. Estudo tema;

  3. Captura de fotos;

  4. Confecção dos calendários;

  5. Entrevista;

  6. Criação do Blogger;

  7. Desenvolvimento do Projeto;

  8. Conclusão do Projeto; 

  9. Apresentação do mesmo à Banca Julgadora e aos presentes.



11 Conclusão

Este trabalho nos oportunizou conhecer muitos lugares que até então desconhecíamos, lugares tranquilos, com belezas exuberantes, sendo elas naturais ou modificadas pelo homem.
Aprendemos que precisamos dar mais valor para as belezas existentes no município.
Com o decorrer dos anos, os seres humanos cada vez mais destruíram a natureza para cultivar a agricultura. Hoje existe o florestamento através da plantação de eucalipto, que em média sete anos após o plantio pode ser cortado e ser vendido sem necessidade de autorização ambiental.
Com este projeto podemos deduzir que existem muitos lugares que ainda são desconhecidos pela maioria da população.




Festa da Natureza



Nos campos, o orvalho cai, ao anoitecer!
A lua brilha, com as estrelas cintilando num imenso céu azul.
As damas da noite, os jasmins, se alegram com a noite de Deus e agradecem com suaves perfumes, iluminando os corações dos transeuntes, com os seus doces aromas.
A noite passa e todos dormem, sem notar a beleza suave que flui, como uma nuvem no céu...devagarinho... devagarinho...
Ao alvorecer, o céu ficando rosa, tranquilo, bonito. Ainda a despertar, começa o hino da vida a tocar.
Algumas flores recolhem-se, enquanto outras despertam.
A brisa suave balança nos campos, as margaridas, os girassóis, enquanto o dia desponta.
Que beleza! Começou o hino da vida, ao amanhecer!
Enquanto no céu o sol surge, com seus primeiros raios iluminando as cidades, nos campos a vida desperta, com muita magia e amor.
Pássaros acordam cantando, borboletas esvoaçando, margaridas sussurrando ao som da brisa que passa.
Que lindo o amanhecer no campo!
As cigarras a cantar, os bichinhos a pular por entre flores rasteiras pra comida ir achar.
E assim, o dia está começando e ninguém nota a sua beleza, pois estão sempre fechados em suas próprias fortalezas.
Olhem para frente. Abram os olhos e vejam a festa da natureza que Deus para nós reservou. É um meio que Ele achou de afastar as tristezas de todos nós, simples mortais.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

No ritmo da Natureza, Eu te Amo!!!



Olho pela janela e vejo a chuva fina tornar-se apenas gotas
E essas gotas agora, cessam.......
O céu que até a pouco estava nublado, triste
Agora, lentamente vai se abrindo,
Dando passagem aos brilhantes raios do Sol
Afastando as nuvens e deixando o céu azul !! Lindo !!!!!!!

Essa maravilha da natureza
Se repete com meus sentimentos
Toda vez em que estou triste
E você, pouco a pouco, letra a letra
Vem chegando, trazendo Luz, Alegria
E muito Brilho a minha vida,

As lágrimas secam
Os olhos retomam seu brilho
O sorriso aparece
O coração toma seu ritmo suave
Me envolvendo na gostosa sensação
Da certeza que você é a Luz da minha Vida!!!








A Água




Sagrado e precioso líquido que muitos não dão a devida importância.
A água é imprescindível para qualquer espécie de vida existente na terra.
A água que lava a ferida, que sacia a sede, que banha o corpo cansado e suado da lida terrena.
Tudo à vossa volta clama por ela.
A água é vosso alimento, vosso remédio e, até mesmo, vosso divertimento.
Como é bom e saudável um banho de rio, mar ou cachoeira!
Quantos irmãos sofrem por não possuir essa dádiva divina!
Roguemos ao Pai por tantos que sofrem por não possuir a bendita água, nem mesmo a das chuvas.
Senhor, não permiti que vossos filhos padeçam com a secura do coração e dos sentimentos de fraternidade. Banhai-os com vossa doçura. Derramai sobre tantos corações endurecidos, o bálsamo do vosso amor.